PROGRAMA DE MELHORAMENTO DA RAÇA
PARCERIA COM ABCCAN, EMBRAPA E FUNDAPAM

 

  

O Programa de melhoramento genético CANCHIM - GENEPLUS, tem por objetivo a seleção de reprodutores e matrizes capazes de transmitir às próximas gerações superioridade em características desejáveis.

As características em escalas numéricas, são comparáveis com as médias do rebanho, obtendo-se diferencial que permite a seleção mais aprimorada. Com esse diferencial calcula-se  a  DEP (Diferença Esperada na Progênie) dos  animais.

 

Estas informações são muito importantes para o setor da pecuária de corte, vindo a dar credibilidade ao criatório e aumentando a precisão zootécnica na comercialização de touros, matrizes, embriões e sêmen.

Na  Fazenda os dados são coletados e registrados via sistema computadorizado tais como: habilidade materna, peso no parto, fertilidade dos machos e fêmeas, peso ao nascer, avaliação de desmama (210 dias), avaliação de sobre-ano (420 dias), desenvolvimento ponderal, circunferência escrotal, manejo, umbigo, conformação frigorífica, pelagem, frame score e em seguida enviados à ABCCAN - EMBRAPA - FUNDAPAM que farão as análises por modernos modelos estatísticos. 

 

O laboratório  instalado dentro da fazenda esta equipado com sofisticados acessórios e dispõe de alta tecnologia para a realização de nossas tarefas

Realizamos:

  • Transferências de embriões
  • Inseminações qualitativas
  • Exames andrológicos
  • Exames de brucelose

 

Copyright Agropecuária Zuca Sobral 2000